FANDOM

Esta área é para aqueles que tem uma certa intimidade (ou querem ter) com o Kurumin NG. O mais engraçado é que as pessoas que entendem bem do Kurumin NG o chamam de Kuruma.

Em homenagem, aqui você encontrará aqui informações de assuntos simples (Como: O que é Linux, O que é Kurumin...), e com passar do tempo nós encontrarenos aqui material imenso, porém de forma aprofundada e correta, e aqui nós sempre chamaremos o Kurumin NG de Kuruma.;-)

O Kernel LinuxEditar

Se você está aqui no Kuruma então pressuponho que você já conhece a história do Linux, então vamos para o que interessa.

Apesar de muitos dizerem que o Linux é um sistema operacional, o Linux não é um sistema operacional. Mas então o que é?

O Linux é um kernel monolitíco da mais alta qualidade que implementa uma interface de alto nível para possibilitar chamadas de sistema especificas para as coisas mais basicas (e complicadas) como processos, concorrências e gerenciamento de memória. Veja agora sobre cada uma dessas chamadas de sistemas.

PROCESSOS: Um processo é uma instância de um programa em execução. Todo processo no Linux tem um pai (processo criador) e um número identificador (PID). O pai de todos os processos num ambiente Linux é o init, cujo PID é 1. Este processo é criado pelo processo 0, que é um encadeamento (thread) do próprio núcleo. O processo init irá permanecer em execução até o desligamento do sistema, e sua função é monitorar e criar os processos que implementam as camadas exteriores do sistema operacional (Bovet & Cesati, 2005).

Os processos são criados pela chamadas de sistema fork() (processos tradicionais ou heavy weight) e clone() (processos leves ou light weight). Para otimizar a criação de processos tradicionais, o Linux usa o recurso de copy-on-write: quando um processo-filho é criado, ele compartilha as mesmas páginas de memória do pai. Quando um dos dois tenta escrever na memória, é gerada uma interrupção para o núcleo, que então copia o conteúdo das páginas de memória para novas molduras de páginas, e estas são atribuídas ao processo que efetuou a escrita.

Para manter um ambiente multitarefa e possibilitar o multiprocessamento, o Linux mantém algumas estruturas importantes, das quais podemos citar duas: (i) o descritor do processo (task_struct), que contém todas as informações relativas ao processo; (ii) uma fila (runqueue) de processos por processador. Quando o sistema possui mais de um processador, o agendador do Linux faz o balanceamento de carga entre as filas.

AGENDAMENTO: Para poder fazer um adequado compartilhamento de tempo do processador, o Linux usa duas classificações para avaliar qual a prioridade que um processo deve ter: (i) determina a responsividade do processo (tempo real, interativo, em segundo plano); (ii) verifica se o processo usa muito tempo de processador (CPU-bound) ou faz muitas operações de entrada e saída (I/O-bound).

Essas duas classes são razoavelmente independentes. Um processo pode executar em segundo plano (um daemon, por exemplo) e ser consumidor de recursos de entrada e saída (um servidor de banco de dados) ou usar muito tempo de processador (um compilador). Um processo que executa em tempo real foi assim definido pelo seu programador, mas o agendador do Linux necessita fazer uma análise heurística para saber se um processo é interativo ou está executando em segundo plano.

O Linux utiliza um sistema de prioridades, onde um processo que possui prioridade maior tem precedência sobre um de prioridade menor para obter o processador. A identificação da prioridade de um processo pode ser estática ou dinâmica e varia de 1, a maior prioridade, a 139, a menor. Os números 1 a 99 são atribuídos a processos de tempo real e 100 a 139 são atribuídos a processos tradicionais (interativos e segundo plano).

Um processo em tempo real é classificado em FIFO (first-in, first-out) ou RR (Round-Robin) e somente será retirado do processador nos seguintes casos: (i) fim de execução; (ii) para ser substituído por um processo de maior prioridade; (iii) executar uma operação de bloqueio; (iv) espontaneamente; (v) é RR e esgotou seu quantum de processamento.

Um processo tradicional tem inicialmente atribuída uma prioridade estática (em geral 120) que determina o seu quantum de processamento, mas pode ter uma prioridade dinâmica, que é o valor analisado pelo agendador quando percorrer a lista de processos para determinar qual irá usar o processador. A prioridade dinâmica pode alterar o valor da prioridade estática em 5 pontos, para mais (penalidade) ou para menos (bônus), dependendo do passado do processo. O passado irá beneficiar o processo se o mesmo ficou muito tempo fora do processador (sleep time). Caso este tempo seja pequeno, o processo será penalizado.

Obs.: essa estrutura acima pode ser modificada a partir da release 2.6.23 ou posterior, com a introdução do CFS (completely fair scheduler).

GERENCIAMENTO DE MEMÓRIA: O Linux utiliza memória virtual, que possui 3 funções básicas: (i) assegurar que cada aplicação (processo) tenha seu próprio espaço de endereçamento, começando em zero -- problema de relocação (Tanenbaum, 1999); (ii) proteção de memória, para impedir que um processo utilize um endereço de memória que não lhe pertença; (iii) possibilitar que uma aplicação utilize mais memória do que a fisicamente existente (essa é a função mais óbvia).

Seu código divide-se em duas partes. Uma é dependente da arquitetura, onde são definidos o endereçamento –- virtual e físico, o tamanho de página e o tratamento das tabelas de páginas. Na parte independente ficam o controle de alocação e liberação de memória e o esquema de substituição páginas.

O Linux utiliza tamanhos de páginas de acordo com a arquitetura. Os processadores x86 utilizam páginas de 4 KiB (padrão), 2 MiB (caso seja utilizado o recurso de PAE –- Page Address Extension –- da Intel) ou de 4 MiB. Nas arquiteturas RISC o tamanho padrão é de 8 KiB, mas não é o único.

O endereçamento virtual é dividido em espaço do usuário e espaço do kernel. O primeiro é privativo de cada processo, com início no endereço lógico zero e terminando no endereço determinado pela macro PAGE_OFFSET (v. figura 1). O espaço do kernel é único e começa depois do espaço do usuário. Na arquitetura x86 PAGE_OFFSET determina um valor de 3 GiB para o espaço do usuário e 1 GiB para o espaço do kernel.

O código do Linux é carregado no início do espaço do kernel, sendo seguido pela área fisicamente mapeável (mem_map, estrutura que indexa as páginas físicas, e as páginas propriamente ditas). Na arquitetura x86, os últimos 128 MiB do espaço do kernel são reservados para alocação de memória não contígua e memória alta, limitando a memória física endereçável pelo Linux, na compilação padrão, a 896 MiB.

Um endereço virtual no Linux (v. figura 2), é dividido em 5 campos: diretório de páginas (PGD), diretório superior de páginas (PUD), diretório intermediário de páginas (PMD), tabela de páginas (PTE) e deslocamento (offset). A arquitetura x86 possui um espaço de endereçamento de 32 bits; quando são utilizadas páginas de 4 KiB (o padrão) o PUD e o PMD não são utilizados; o PGD e o PTE usam 10 bits cada, e o deslocamento usa 12 bits.

O esquema de substituição de páginas no Linux usa o algoritmo LRU (por aproximação) mantendo duas listas de envelhecimento (aging). A primeira (active_list) contém as páginas atualmente em uso (as páginas mais recentemente referenciadas estarão mais próximas do início da lista) e a segunda (inactive_list) contém as candidatas a paginação (page out).

A paginação para disco pode ocorrer sob demanda, quando algum processo solicitar página e não houver alguma disponível. Neste caso, a página no final da lista inactive_list é liberada. Entretanto, existe um processo chamado kswapd, inicializado pelo núcleo, que verifica, periodicamente, o número de páginas livres. Caso este número seja menor que pages_low, kswapd é acordado para liberar páginas. Se o valor chegar a pages_min, kswapd entra num regime síncrono para agilizar a liberação. Quando o valor de páginas livres atingir pages_high, kswapd vai dormir.

Além disso o Linux traz suporte aos mais diferentes periféricos como placa mãe, placa de rede, placa de som além dos mais basico como HD, monitor, teclado e tudo que você tem aclopado ao seu computador (menos a placa de vídeo e o mouse, isso é responsabilidade do X.org).

Um efeito colateral de toda essa tecnologia e complexidade é que o Linux deve ser invisivel no Kuruma, ele deve fazer seu trabalho sem que você se preocupe com ele. Se você começar a dar conta dele é porque tem problema (E se o problema é no kernel exatamente, você vai ter uma boa aventura. Ou será uma boa dor de cabeça?).

LinksEditar

Fórum Guia do Hardware

Página do Kurumin NG

Também no FANDOM

Wiki aleatória